DENUNCIAR
Denuncie comportamento inapropriado Leer más...
European Commission
EduMedia 2008
 
Categorias de jogos online
Os estilos e os géneros dos jogos mudam rapidamente, pelo que é difícil ser-se preciso. Contudo, actualmente existem quatro tipos principais de jogos online.
Minijogos/Jogos para os navegadores (browsers)
São versões online de jogos clássicos de arcada, de tabuleiro ou digitais. Normalmente, são gratuitos e estão disponíveis em websites e portais de jogos suportados por publicidade. Estes jogos são essencialmente individuais e não envolvem um mundo narrativo virtual. Spacewar, PacMan, bem como jogos de cartas como o Solitário ou o Blackjack, são exemplos comuns. Estes tipos constituem a maioria dos jogos online.
Jogos promocionais (Advergames)
Estes jogos interactivos personalizáveis são concebidos para promover um determinado produto, uma determinada empresa ou uma determinada perspectiva política. Normalmente, os jogos promocionais centram-se em determinado produto de uma empresa e poderão ser jogados online no website da empresa ou disponibilizados para transferência. Estes jogos, fortemente ligados a campanhas de marketing viral, tentam difundir o produto e reforçar a notoriedade da empresa através de uma recomendação electrónica "boca a boca", por correio electrónico ou através da apresentação em blogues.
Jogos de rede
Normalmente, estes jogos são jogados online com um computador, mas são cada vez mais os jogadores que utilizam consolas de jogos com acesso à Internet. A popularidade destes jogos aumentou com o acesso de tarifa plana à Internet e com a disponibilização generalizada de tecnologias de banda larga. Abrangem a maioria dos géneros, mas o principal estilo é o combate tácito (por exemplo, jogos de atiradores na primeira pessoa caracterizados por uma visualização no ecrã que oferece o ponto de vista da personagem do jogo). Os jogadores podem competir frente a frente ou em equipas. Um dos jogos mais populares nesta categoria é o Call of Duty.

Os jogos de estratégia em tempo real, que utilizam planeamento táctico, são um desenvolvimento informático dos tradicionais jogos de guerra. Por outro lado, os jogos em rede com vários jogadores são também muito populares em vários desportos, como o automobilismo ou o futebol.
Jogos multijogadores em massa
Os jogos multijogadores em massa diferem de outros jogos online em dois aspectos: (1) o elevado número de jogadores que participam num único jogo em simultâneo, e (2) a natureza persistente dos jogos (ou seja, o jogo continua quer um determinado jogador esteja a participar ou não).

Estes jogos oferecem um mundo tridimensional enriquecido, povoado de milhares de jogadores. O World of Warcraft da Blizzard Entertainment/Vivendi Game tem mais de 6 milhões de subscritores (1 milhão na Europa e mais de 1,5 milhões na China). O Everquest, que já foi considerado o líder do mercado, tem aproximadamente 500.000 subscritores, e o Ultima Online 250.000.

Nesta categoria são dominantes os jogos com representação de personagens, nos quais os participantes assumem os papéis de personagens fictícias e colaboram na criação ou continuação das histórias. Tendem a oferecer aos jogos um fim mais aberto, sendo notáveis pelos aspectos sociais e a nível da comunidade disponibilizados através do serviço. Por conseguinte, estes jogos são conhecidos como jogos online de representação de personagens multijogadores em massa) (MMORPG).