DENUNCIAR
Denuncie comportamento inapropriado Leer más...
European Commission
EduMedia 2008
 
Protecção dos jovens
Muitos jogos de vídeo comprados em CD/DVD podem ser disputados com outros jogadores num PC ou numa consola de jogos com ligação à Internet. Por outro lado, muitos websites oferecem a possibilidade de participar em jogos online através da Internet, individualmente ou contra outros jogadores. Estes podem variar de simples jogos de arcada a jogos online de representação de personagens multijogadores em massa (conhecidos como MMORPG, Massively Multiplayer Online Role-Playing Games), que podem envolver um elevadíssimo número de participantes num único jogo online em simultâneo. Para uma descrição detalhada dos diferentes tipos de jogos online, consulte Categorias de jogos online.

Muitos desses jogos MMORPG suportam comunidades virtuais, podendo expor os jogadores aos riscos associados à interacção em tempo real com companheiros de jogo desconhecidos.

Esses riscos incluem:
Conteúdos que vão sendo criados com base na evolução do jogo, que podem ser inadequados para jovens e não corresponder à classificação atribuída ao jogo.
Comportamento por parte de alguns jogadores que poderá não ser apropriado para jovens. Por exemplo, linguagem inapropriada ou ofensiva; intimidações em jogos que permitem comunicação por texto, voz ou vídeo; conduta anti-desportiva, tal como batota ou adulteração; ou agressividade para com terceiros.
Violação da privacidade. Por vezes, os jogos online encorajam as crianças a estabelecer relações, a partilhar informações pessoais ou até a encontrar-se com jogadores desconhecidos fora do jogo.
Hiperligações para websites cujo conteúdo poderá não ser adequado para jovens.
SUGESTÕES DE SEGURANÇA PARA OS PAIS
Avise os seus filhos para não divulgarem informações pessoais a outros jogadores.
Avise os seus filhos para não se encontrarem com outros jogadores, a menos que sejam acompanhados por si.
Monitorize as actividades dos seus filhos em websites de jogos.
Encoraje e lembre aos seus filhos que devem denunciar problemas como intimidações, ameaças, linguagem incorrecta, apresentação de conteúdos desagradáveis ou convites para encontros fora do jogo.
Denuncie comportamentos inapropriados, utilizando a página de comentários neste site ou mecanismos de queixa específicos nas consolas ou nos websites dos jogos.
Termine a comunicação ou altere o ID online do seu filho, se algum aspecto do jogo ou da forma como este evolui o fizer sentir-se desconfortável.
SUGESTÕES DE SEGURANÇA PARA OS FILHOS
Comportamentos incorrectos, linguagem incorrecta ou batota NÃO são aceitáveis! Podes bloquear o acesso desses jogadores, denunciar a situação ao fornecedor do jogo ou informar os teus pais.
Informa de imediato os teus pais se te deparares com informações que te deixem desconfortável.
Não divulgues informações pessoais, como a tua morada, o teu número de telefone ou a tua fotografia.
Nunca combines encontrar-te com alguém que tenhas conhecido em linha sem consultar primeiro os teus pais.